4 principais defeitos (causas) que acontece na Máquina de Lavar Roupas

Vamos descrever as 4 principais defeitos que podem acontecer em uma máquina de lavar roupas.

Quantas vezes já aconteceu de chamar um técnico para ver a sua máquina de lavar, e de repente depara com alguns problemas simples de resolver. Algo que em casa mesmo pode ser feito.

Em máquinas de lavar roupas podem apresentar 4 problemas básicos como:

Pontos de vazamentos, falhas no enchimento de água, falhas na drenagem da água, problemas com o painel e componentes eletrônicos.

Esses problemas podem estar visível, mas identificar a origem é um tanto complicado, precisando de auxilio técnico.

O que podemos considerar na dificuldade de fazer manutenção em uma máquina, é por ser um aparelho que usam uma quantidades de componentes eletrônicos e instrumentos de controles programados e com um único objetivo, e se algo estiver errado, isso acaba afetando outros componentes.

É comum podendo até dizer (normal) que por algum motivo, esses componentes venham a mostrar defeitos e causar problemas na hora de lavar.

Por exemplo: Quando não enche de água ou entra de forma reduzida, isso está na entrada da máquina, ou seja entre a torneira e a válvula (solenoide).

É importante alertar que, se não tem conhecimento sobre alguns componentes deve desligar a máquina retirando o cabo de energia da tomada. Evitando assim danos e acidentes.

Chame um técnico especializado nesse serviço.

Mas vamos agora focar nos principais problemas que podem ser resolvidos em casa mesmo, pois são algo que acontece no dia-a-dia e nem sempre isso é feito.

Entra pouca água e acaba demorando muito pra encher

Nesse caso deve seguir os seguintes passos:

Desligue o cabo de energia da tomada.

A torneira está aberta? Então feche.

Retire a mangueira da torneira e da entrada da válvula da máquina.

Com uma escovinha ou algo similar retire toda a sujeira da peneirinha(filtro) e faça o mesmo na entrada da válvula.

Reponha a mangueira novamente no lugar seguido de veda rosca caso seja necessário. Cuidado ao apertar na entrada da válvula pra evitar de trincar o componente.

Abra a torneira e coloque o cabo de energia.

Gire o chave seletora no ponto INICIAL e ligue a máquina.

Aguarde o Start onde deverá entrar a água normalmente, caso isso não aconteça, chame um técnico, pois a limpeza principal você já fez.

Observação:

É normal a mangueira ficar rígida(ressecada) ou até mesmo furar e causar vazamentos, tanto próximo a torneira como na entrada da válvula. É só seguir os mesmo passos acima e substituir a mangueira que esse problema será sanado.

A máquina de lavar não liga

É comum que pessoas pensem que quando a máquina não liga, já se imagina em placas ou painéis em curto, etc.

Mas vamos mostrar no passo – a – passo, possíveis causas que podem ajudar a resolver questões como essas.

A máquina não liga?

  1. Verifique se tem energia e se a tomada está conectada.
  2. Verifique se o plug está danificado. Se precisar chame um técnico caso não tenha conhecimento sobre Elétrica.
  3. Verifique se a tampa da máquina está fechada. Pode acontecer o bloqueio através do botão de segurança. Desligue o botão no painel, levante a tampa e baixe. Em seguida ligue a maquina novamente caso não der o Start chame um técnico para verificar possível falha no interruptor.

Falha ao drenar a água

Quando se tem um problema de drenagem após ter feito o processo de lavagem, é comum ver por baixo da máquina escorrer água, e certamente 2 situações acontecem nesse caso. Sujeira acumulada na saída ou a mangueira dobrada.

verifique as canecões da mangueira na bomba de água e se for preciso chame um técnico para fazer a devida limpeza ou substituir caso seja necessário.

Falhas no painel

Os controles do painel não acompanham o processo desejado.

Nesse caso alguns fatores podem ter prejudicado os componentes e danificado parte do circuito.

  1. Evitar de entrar água mantendo sempre com uma capa protegendo os circuitos.
  2. Caso seja umidade deve retirar o painel seguindo a estrutura da máquina, pois cada modelo tem uma maneira pratica de retirar o painel.
  3. Deve ser limpado e secado e em seguida analisar ponto a ponto para ver qual componente está afetado exemplo: Chave Seletora Iluminada (CSI), ou a chave (CSM) chave seletora motorizada e o pressostato.
  4. verificar a placa de potencia que também causa problemas e pode deixar de enviar energia para alguns dos controles do painel.

E quanto ao motor, já é algo mais difícil dar problemas. Pode acontecer de quebrar correias ou no caso de fazer uma ligação em tomadas de energia causando a sua queima. Mas isso é assunto pra outra postagem.

Espero ter ajudado com essas dicas. Sempre teremos assuntos relacionados a acessórios, manutenção e limpeza de máquinas e outros aparelhos.

Fique ligado

Tutorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *